5 razões para o coworking ser tão incrível

5 razões para o coworking ser tão incrível

É cada vez maior a quantidade de empresas adotando políticas de trabalho remoto e, com o crescimento das startups, os espaços de coworking têm multiplicado significativamente. Entre 2012 a 2013, por exemplo, o número de espaços de coworking nos Estados Unidos cresceu 83% enquanto a associação de membros mais que dobrou.

Muitas empresas possuem atualmente membros da equipe de todos os departamentos trabalhando remotamente em todo o país e, frequentemente, de vários espaços de coworking. Conheça algumas das principais razões porque o ambiente de coworking tem funcionado tão bem no Brasil e no mundo.

1. Convívio

Quem já viveu ou vive esta experiência pode confirmar: trabalhar de casa é um tanto solitário. Eventualmente, estar cercado de pessoas ajuda a movimentar a rotina de um dia de trabalho e a gerar intercâmbio de ideias, além de que estudos revelam que interação social é importante para a sua saúde. Estabelecer relacionamentos com pessoas em seu espaço de coworking provoca a troca, o convívio e, por conseqüência, incrementa a criatividade e o aprendizado.

2. Networking

Um efeito natural de trabalhar cercado de novas pessoas é a oportunidade de conhecê-las melhor. Aumentar sua rede trabalhando em um espaço de coworking é um enorme benefício, pois pessoas talentosas, interessadas na sua área de atuação poderão ajudá-lo a chegar onde você deseja. Possivelmente vai se deparar com alguém que já esteve onde você quer chegar e tem dicas a compartilhar, bem como alguém disposto a estabelecer parcerias, ou dividir experiencias, etc.

3. Encontros “ao vivo”

A parte boa de trabalhar de seu computador é a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar no mundo, desde que contando com uma conexão de internet sólida. No entanto, poder estar frente a frente com clientes e colegas de trabalho tem o seu lado positivo, então é uma boa ideia poder encontrá-los pessoalmente de vez em quando. Algumas discussões talvez nunca deveriam acontecer via email, aplicativos de bate papo ou chamadas de voz, pois exigem maior dedicação e a compreensão que muitas vezes só conseguimos alcançar quando estamos diante das pessoas envolvidas no assunto.

O lado bom dos coworkings é que a maioria deles possui uma sala dedicada para encontros pessoais. Esse pode ser um ótimo espaço para se sentar com um novo cliente, discutir projetos, fazer sessões de brainstorming com seu time ou uma apresentação para um grupo de investidores. Essas salas também podem ser bons espaços para ligações telefônicas, quando não são oferecidas cabines telefônicas especialmente para isso.

4. Local de Trabalho Apropriado

Uma coisa que espaços de coworking têm para oferecer, que cafeterias e outros lugares pela cidade não conseguem, é um local de trabalho adequado. Você não vai encontrar dificuldades para localizar uma tomada ou com aquele grupo conversando alto próximo à sua mesa.

Paralelo a isso, espaços de coworking normalmente se localizam em regiões comerciais e sempre estão a poucos passos de distância de uma loja, agência dos correios, bancos e restaurantes, simplificando quando surge necessidade destes trabalhos externos.

Muitos oferecem regalias como máquinas de café,  lanches e guloseimas e alguns espaços inclusive possuem sua própria cafeteria. Isso é uma boa conveniência que pode ajudá-lo a economizar algum dinheiro e prevenir aquelas interrupções desnecessárias para buscar um café na outra esquina cada vez que tiver vontade de tomar um.

Conheça os serviços oferecidos pela VOX Coworking.

5. Seu Terceiro Espaço

Falamos sobre como um local de coworking pode ajudá-lo a sair de casa ou do escritório e ter a oportunidade de socializar e conectar com outras pessoas.

Agora vamos falar sobre o conceito de terceiro espaço (ou terceiro local). O terceiro espaço ajuda um indivíduo a estabelecer um senso de presença ou de pertencer em um ambiente informal fora de casa e do trabalho.

Algumas características comuns desse terceiro local incluiem um ambiente convidativo, proximidade, frequentemente comida e bebida, e novas caras que confraternizam ali. Mas provavelmente a característica mais importante do terceiro local é que um status de um indivíduo na sociedade não importa.

Ou seja, se você trabalha a maior parte do tempo de casa ou do escritório com a opção de trabalhar remotamente ocasionalmente, um espaço de coworking pode funcionar muito bem como um terceiro local.

Espaços de coworking geralmente têm atividades sociais ou encontros (meetups) que se assemelham à atmosfera deste “extra” local e propiciam o relacionamento,  o trabalho e mesmo o entretenimento em um ambiente à parte da dinâmica casa/trabalho.

Comentários

Comentários